Palm Top Zire 71 - São Paulo - preço de gravador de audio

| Meus anúncios | Favoritos | Mensagens
Publicar anúncio
Fotos de  Palm Top Zire 71
Desapegou
Palm Top Zire 71
Principais Características PalmOS 5.2 Processador padrão ARM de 144MHz 16MB de memória Tela colorida com cores vivas Câmera digital integrada Bot ...

Principais Características

  • PalmOS 5.2
  • Processador padrão ARM de 144MHz
  • 16MB de memória
  • Tela colorida com cores vivas
  • Câmera digital integrada
  • Botão para navegação tipo joystick
  • Saída para fone de ouvido
  • Slot para cartões SD/MMC
  • Bateria recarregável
  • Diversos programas voltados para multimídia

 

Detalhes

 

Características Físicas

Esqueça o Zire original. Pense no Tungsten T, e você estará mais próximo ao que é o Zire 71, um equipamento da linha intermediária da Palm, mas que tem processador ARM, Palm OS 5 e câmera digital embutida.

Em termos físicos o Zire 71 lembra as linhas gerais do Zire original, ficando muito bem acomodado na mão. Externamente ele é de plástico rígido, sendo que na parte traseira é cinza mais resistente, e na frente azul.

No topo estão o slot para cartões SD/SDIO/MMC, porta de infravermelho padrão, a saída para fone de ouvido estéreo, local para colocar a caneta stylus, que é de plástico, como a do Zire original, e botão para ligar e desligar o aparelho.
 

A tela é maior que a do Zire original e logo abaixo, como de costume, estão os botões de aplicativos (agenda, contatos, fotos, e anotações) e o botão de cinco vias, que está se tornando padrão nos modelos da Palm. Mas aqui o botão é uma variação do encontrado no Tungsten T, pois esse se parece mais com um joystick, provavelmente para facilitar a utilização em jogos. Na prática ele se tornou mais difícil de utilizar.

Na parte inferior está o conector universal, que também é um padrão da Palm já faz algum tempo. Deve ser possível utilizar a grande maioria de acessórios existentes para outros modelos para o conector universal. Não devem ser aceitos os acessórios que levam em conta o lado físico do handheld. A base que acompanha o Zire 71 é muito parecida com as outras, sendo apenas um pouco mais leve e com o cabo de força ligada diretamente à base, e não ao cabo USB.

 

PalmOS 5, Processador ARM e Memória

O Zire 71 utiliza o processador OMAP310 da Texas Instruments, que é padrão ARM e funciona com velocidade de 144MHz. Apesar da velocidade ser igual à do Tungsten T, o processador é diferente, sendo mais rápido em algumas tarefas. Mas ele não possui o DSP (Digital Signal Processor), o que pode prejudicar na área de multimídia.

Apesar de possuir 16MB de memória, apenas 13MB estão disponíveis para utilização pelo usuário. A bateria recarregável é a de Lithium Polymer de 900mAh, como no Tungsten T. O Palm OS 5.2.1 está presente, sendo o primeiro modelo a rodar com essa versão.

A principal diferente é o sistema de reconhecimento de escrita, que agora passou a ser o Graffiti 2, que se baseia no programa Jot, utilizado nos PocketPCs. Alguns caracteres são diferentes, mas nada muito radical, tendo a tendência a ser mais fácil de escrevê-los, pois são mais naturais, apesar de mais demorado nos casos em que se precisa fazer dois traços para obter o caractere.

Uma vantagem do Graffiti 2 é a possibilidade de escrever em qualquer parte da tela e obter um feedback visual da escrita. É fácil ativar ou desativar esse recurso, o que é muito bom. Outra vantagem é o fato de se poder selecionar qualquer elemento na tela, mesmo com a escrita ativada. E se você escrever no meio da área de Graffiti, o caractere ficará como maiúsculo.

Outro recurso novo do Palm OS 5.2 da Palm são os temas. Existem 32 opções de cores para a interface já pré-definidas, até mesmo uma que simula tela monocromática em cores verdes. Mais uma vez o sistema de preferências teve seu layout modificado.
 

Uma melhora significativa foi efetuada no programa de instalação. Agora ele é dividido em duas partes, tendo na parte superior os aplicativos que serão instalados na memória no próximo sincronismo, e na parte inferior os que serão instalados no cartão. Basta arrastar os arquivos para movê-los para o cartão. O espaço livre disponível também é apresentado, baseando-se no último sincronismo.

Uma facilidade adicional é a conversão automática de alguns tipos de arquivos para instalação no Palm, como fotos e vídeos, que nesse caso utiliza o padrão do Kinoma Player, que vem com o Zire (veja adiante). Arquivos .zip podem ser arrastados para o programa que os arquivos compactados .prc e .pdb serão extraídos e adicionados para que sejam enviados ao Palm no próximo sincronismo.

 

Tela e Câmera

A tela TFT de 16 bits de cor, e resolução de 320x320, é excelente. As cores são vivas e muito bem definidas, podendo ser visualizada de diversos ângulos. Melhor até que a tela do Tungsten T, que já é considerada muito boa. Realmente impressiona. A sensação de escrita na tela também é muito boa.

O Zire 71 possui uma área que se move cerca de 2cm para baixo, dando acesso à câmera, que fica na parte traseira e totalmente escondida quando o PDA está fechado. Quando é aberto, o programa de fotos é ativado. a tela serve de visor da câmera, e um botão na parte inferior do Zire 71 é exposto, permitindo tirar as fotos.
 

O programa para fotos (Palm Photos) já vem na ROM, dispensando qualquer instalação. Apesar de não possuir flash, a câmera é muito boa pelo preço que se paga, possuindo controle automático ou manual de brilho, contraste (5 posições), e balanço de branco (automático, fluorescente, interno, luz do sol). As fotos podem ser armazenadas na memória ou em cartões SD/MMC. A resolução máxima é de 640x480, tendo ainda as opções de 320x240 e 160x120.
 

É possível incluir a data nas fotos e escolher um som para quando for tirar a foto. O programa do Palm não é completíssimo, mas o suficiente para o gerenciamento dos álbuns e para fazer uma pequena apresentação. O Palm Desktop possui integrado o programa para gerenciamento das imagens, que no PC ficam em formato JPG. É possível organizar os álbuns, incluir novas imagens, retirar olhos vermelhos, efetuar diversos ajustes nas imagens, (balanço, contraste, etc), visualizar como elas vão ficar no Zire, passar para o cartão no próximo sincronismo, etc.

 

Som

O som interno do Zire 71 é mono, possui uma boa qualidade, comparável, e até possivelmente um pouco melhor que a do Tungsten T. Como o alto falante fica na parte traseira, em algumas situações o volume pode ficar mais baixo um pouco, mas nada que comprometa. Com fones de ouvido a qualidade é melhor, como é de costume, sendo muito satisfatória.

Apesar de não possui o DSP, para processar sinais de multimídia, é possível escutar músicas enquanto se utiliza o Palm para outras tarefas. Ausente mesmo é a função de gravador de voz, existente no Tungsten T.

Para tirar proveito das capacidades do Zire 71, a Palm incluiu diversos programas:

O Audible Player permite que você baixe da Internet e escute no Palm livros, rádios, revistas, jornais, etc. Está disponível uma assinatura de 3 meses para o New York Times AudioDigest ao se inscrever no serviço. No site da empresa que produz o programa existem cerca de 18.000 arquivos para download.

RealOne Mobile Plauer é o programa da RealOne que permite escutar músicas MP3 ou no formato Real, no Palm. É possível organizar as músicas em coleções e visualizar detalhes da música em execução. Pode-se escutar cerca de 5 horas de música com a tela desligada no Zire 71, antes de ser necessária uma nova carga da bateria.

Para vídeos a Palm incluiu o Kinoma Player. A versão do programa para o PC, o Kinome Producer, também está presente, e permite converter os filmes a partir dos formatos MPEG-1, QuickTime e AVI, para serem visualizados no Palm, inclusive automaticamente, se utilizado com o novo programa de instalação da Palm, como mencionado acima. A versão do Kinoma Producer é especial e não traz todos os recursos do programa. Para gerar filmes com maior qualidade e efetuar conversões em batch, você deverá comprar o upgrade.

 

Softwares

Além dos programas já mencionados acima, como o Palm Photos, Quick Install, e os de som e imagem, o Zire 71 vem com a nova versão do VersaMail, um poderoso gerenciador de e-mails, a PowerOne Calculator, calculadora um pouco mais avançada que a padrão, o Acrobat Reader, leitor de arquivos no formato PDF, o Telephony/SMS, que auxilia na configuração do Zire para conectar com telefones GSM, e enviar e receber mensagens SMS, o Palm Reader, leitor de eBooks, dentre outros programas. A maior ausência, sem dúvida, é o Documents To Go, que a Palm deve considerar mais indicado para os modelos voltados para o mercado mais profissional, da linha Tungsten.

 

Conclusão

O Zire 71 é excelente em recursos e na relação custo/benefício. Possui uma ótima tela, câmera decente para um PDA, processador rápido, o Palm OS 5.2, que é a versão mais recente e poderosa, e muitos programas para aproveitar os recursos do handheld. O lado negativo fica na ausência do bluetooth, uma caneta de plástico, e não ter os aplicativos para gravação de mensagens faladas e Documents To Go.

Ops! Já desapegaram desse anúncio, mas temos outros anúncios para você